quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dúvida Cruel

"Promessa é dúvida" - Alberto Maduar




Estava com uma dúvida terrível hj: "Postar algo, ou não postar????"
.
O resultado é esse curto post.
.
.
.
Espero q tenham curtido, pq tirou um peso da minha consciência...
Abraço

PS.: Para aqueles que não estão conseguindo comentar nos textos, aqui vai uma dica:
Escrevam, e clique para ir. Se ele der erro, clica de novo que vai.
Vamos ter um pouquinho de paciência aí e comentar, pra podermos incentivar O Intojo a escrever mais histórias.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

As comidas "exóticas" de cada dia

"A fome é o tempero do alimento" - Autor desconhecido
"'Mamãe, mas eu não gosto do vovô.' 'Cala a boca e come logo moleque...' - Piada idiota que eu achei que cabia aqui...
Salve, salve queridos leitores. Hj vamos falar de um tipo de situação que todos já passaram pelo menos uma vez na vida: ser obrigado a comer alguma comida "exótica" (estranha ofende as pessoas). nessa classe de comida entra aquela receita caseira que vai de tudo um pouco (chocolate + molho de xuxu com camarão, gafanhoto e mel), tem um aspecto peculiar ( era pra ser uma torta, mas parece um acarajé completo) e tem sabor exótico (ovo + jaca + jiló + limão e outras coisas desconhecidas). É uma explosão de sabor e emoção (a ida ao vaso vomitar ou a diarréia de dps). Nesse post comentaremos um pouco sobre tais comidas (alguns exemplos), comidas internacionais e dicas de como sobreviver a uma refeição com comidas "exóticas".
.
Uma comida exótica geralemente nasce atraves de pessoas ricas. Pessoas desocupadas que tinham dinheiro sobrando e não tem mais o que fazer. Elas cansadas de comer coisas estranhas (que para elas são normais), inventam de pedir para seus cozinheiros um prato diferente, ou então, mandariam-os pra rua. Eles, sem ideias, pegam restos de comidas, animais ou ervas estranhas, misturam num pote, põe pra assar e servem. Se a pessoa que comeu primeiro (o patrão) gostar, serve para outra pessoa. Aí, essa outra pessoa, querendo se igualar com a outra rica, msm que não goste, passa comer tal forma de "alimento". No final, sobra para os bobos que acham que é chique comer: caviar (ovo de peixe), escargot (lesma), queijos mofados, café feito de grãos que um gato comeu e cagou. E o pior: eles pagam caro por esses caprichos.
.
A cozinha brasileira é a melhor de todas: tem fogão, pia, geladeira, microondas, forno e geralmente é espaçosa... (desculpem-me, não resisti). Não digo isso pq sou um conhecedor do mundo. Digo de exemplos de pessoas que já viajaram pro exterior. Que jogue a primeira pedra quem nunca ouviu falar da fulana que acabou de chegar e não aguenta mais sanduíche, geralmente do Mc Donald's (o salvador das bocas que almejam evitar coisas exóticas) ou industrializados. No mundo, ninguem sabe cozinhar:
Os japoneses, nem esperam assar: comem cru;
Os chineses, pegam qualquer coisa no chão (as vezes assam) e comem;
Os indianos, não comem vaca e colocam pimenta em tudo;
Os europeus, a comida é tão ruim, que invetam normas pra comer, fazendo com que desistam de cozinhar;
Os americanos (estadunidenses), só industrializados (gordurosos ao extremo);
Os outros americanos, pegam qualquer erva no mato e comem ou fazem chá (ou fumam...) e comem com minhoca;
Portanto, os brasileiros mandam na cozinha. (Que venha algum estrangeiro me provar o contrário.)
.
Entretanto, os brasileiros, de vez em quando, aparecem com iguarias meio absurdas. Me dsculpem aqueles que gostam, mas uma massa frita, com vatapá (daqueles com tudo dentro), abobora (abobra) e camarão (geralmente com casca, olho, antena e de vez em qdo até mexem), mistura conhecida como Acarajé, não é normal. Peixe com açaí e farinha (mistura que no final deve resultar em um banheiro, saindo rápido por cima ou por baixo) ou Ostra (q, as vezes, só pegaram ela e jogaram em um balde) tmb entram nessa classificação. Mas isso é exceção à regra.
.
Tenho que dizer tambem que apesar de muitas coisas serem estranhas, elas tem, geralmente, gosto de frango. Isso é fato. Pra quem já comeu, que gosto tem carne de rã? lula? escorpião? (não comi, mas um reporter afirmou q a textura é estranha, mas, tem gosto de frango) Cobra? (provavelmente)... Tudo que é carne estranha, só tem textura diferente. Mas tem gosto de frango.
.
Devo adimitir que a pior situação é aquela em que você não quer constranger a pessoa, porém a comida está com uma cara... Se você estiver fora de casa, pode dizer que está cheio, mas adoraria experimentar. Se tiver sorte, a autora do prato manda uma vasilha Tuppaware (ou de margarina mesmo) pra vc levar pra casa. E quando a pessoa está hospedada em sua casa? O que fazer? Sugiro comprar uns 20 Sonrisal (ou Sonrisais), preparar o banheiro, comprar gengibre (pra tirar o gosto ruim da boca) e orar, pra que aquilo (apelido carinhoso para a comida exótica) desça rapido.
.
Um caso desses aconteceu aqui em casa a algum tempo. Havia uma visita que estava aqui. Ela dizia que queria fazer um certo pão, em retibuição a hospedagem, que era uma delícia, todo mundo comia e lambia os beiços, muito bom, fácil de fazer e talz. Comprados os ingredientes, e iniciado o processo de produção (eu e minha irmã esperavamos ansiosos para comer tal pão muito "recomendado"). Quando tirou-se a primeira fornada, a primeira decepção: saiu uma coisa esquisita, preta e com cheiro estranho (achei que a coisa ia levantar e sair andando...). Então, nossa hospede primeiro provou e disse que estava bom. Aí ela nos serviu uma fatia generosa com um pouco de requeijão cremoso. Foi uma mistura de sabores inesquecível: amargo, azedo, salgado, doce... Horrivel!! Então, quando terminei de engolir a primeira mordida (pensando: "que que eu fiz pra ter q comer essa fatia toda?!?"), eis a pergunta da hospede: "E aí, gostou?!?". Eu não queria deixa-la sem jeito, mas estava morrendo de medo de dizer sim e ter que comer mais. Soltei um "Não!" seco e sério. Ela ficou mto sem graça e disse (tentando se desculpar): Geralmente jovens e crianças não gostam muito dele. Quando ela virou as costas, joguei um pedaço (um pedaço não, metade) pra cachorra, que não comeu, (pq será?!?) e despeijei metade do pote de requeijão no pão pra ver se melhorava o gosto (e não adiantou nada). Depois fui investigar e descobri que o pão não era um pão qualquer. Era um pão integral de soja. Saiu umas 5 fornadas de pão. Durante a estadia da mulher, ninguem comeu. Depois que ela vazou, jogou-se fora, pq aquilo era intragavel. Fiquei pensando se a estadia dela aqui foi tão ruim quanto seu pão... Será que sou um anfitrião tão ruim???
.
Além desses, os restaurantes com muitas opções são bastante perigosos. Se for em restaurante por quilo, você vê aquela variedade imensa de comidas. Você quer comer de tudo, para depois poder opinar nas conversas com pessoas chiques. Então, coloca um pouquinho disso, um pouquinho daquilo. Um disto aqui, outro daquilo ali. No final, seu prato tá pesando uns 1,5 Kg (e geralmente a comida nesses lugares é cara). Então, você experimenta a primeira. E vê que bom gosto pra comida não é dom de todos. Na segunda garfada, se pergunta pq não ficou em casa e comeu a melhor comida francesa de todas (Resté de Onté). Na terceira, se pergunta pq que é vc que tem que pagar pra comer aquilo. Na quarta, sua lingua já está meio anestesiada. A partir da quinta, você praticamente engole, querendo ir no banheiro. Se o restaurante for de prato (daqueles que você pede o prato), tenha certeza, a comida é cara e é horrivel.
.
Minhas dicas para evitar situações com comida são simples:
1- Sirva-se vc mesmo. Não deixe que te sirvam. Pq aí, vc regula o tanto que quer.
1b- Coloque pouco no prato. Pq caso vc num goste, vc vai ter que comer só pouco.
2- Sempre lanche antes de ir para qualquer jantar. Vc não vai parecer guloso e poderá comer menos
3- Use muito molho. Se o molho parecer normal, jogue ele no prato todo. "Lambreque" tudo. Se tiver um limãozinho pra ajudar, aproveita.
4- Leve umas latas de refrigerante. Uma mordida/garfada, 3 goles.
5- Guarde um doce pro final. Para tirar o gosto ruim.
.
Meus queridos então é isso. Se num der pra correr, boa sorte. Lembre-se que se for sogra, tia, avó amiga(o) ou esposa(o), mentir e dizer que tá bom, as vezes faz bem. Mas não deixe que tais pessoas façam tais especiarias novamente. Não tente variar. Fique no delicioso arroz, feijão tropeiro, purê de batata, bife e salada de alface e tomate. Antes uma coisa gostosa que você conhece, do que algo estranho, caro que corre o risco de ser horrível. Se você não quiser aproveitar minhas dicas, aqui vai uma video-aula na pratica de como agir em restaurantes de um mestre. Aproveitem...



Um Abraço
E bom apetite...